top of page
Nacione FRB.png

Sobre nós

Fundada em 2009, a FRB (Federação de Rugby da Bahia) organiza o Rugby Baiano, tanto nas competições oficiais quanto nos eventos de desenvolvimento.

O foco da atual gestão da FRB é fortalecer as 4 Regiões de Rugby da Bahia: Semiárido, Metropolitana, Sudoeste Baiano e Costa do Descobrimento.

HISTÓRIA 

2009-2015

 

A Federação de Rugby da Bahia foi criada a 14 de Fevereiro de 2009, na cidade de Senhor do Bonfim, Bahia, e teve como clubes fundadores a Associação Esportiva do Alto da Ondina, o Clube Bonfinense Fiancheto de Rei e o Quibaana Rugby Clube.

 

Em termos desportivos a Federação organizou o Circuito de Rugby Sevens da Bahia, em 2010, e que pode ver aqui, e posteriormente, em 2013, 2014 e 2015, teve lugar a Copa Velho Chico, em 2015 disputou-se o Campeonato Baiano, ambos de Rugby XV, e em 2013, 2014 e 2015, com organização autônoma, registra-se a realização do Morro de São Paulo Beach Rugby, na Ilha de Tinharé, cidade de Cairú.

 

Sob o ponto de vista administrativo a Federação atravessou um período conturbado, até que em Maio de 2015 se verificou um renascimento do interesse dos clubes e núcleos existentes na Bahia, que conduziu à redação de um novo Estatuto para a entidade, e à preparação de uma nova fase na sua vida.

 

Assim, os clubes e núcleos concordaram que seria necessário proceder à confirmação da filiação das entidades já filiadas, e à filiação de novas entidades, à aprovação do Estatuto acima referido e à nomeação de uma Comissão de Gestão para vigorar até 31 de Dezembro de 2015, que, entre outras tarefas, deveria preparar uma Assembléia Geral Eleitoral da Federação de Rugby da Bahia, para eleição dos novos poderes federativos, de acordo com os Estatutos aprovados em 8 de Agosto de 2015.

Tal Assembleia Eleitoral veio a acontecer em 21 de Novembro de 2015, e a partir daí a Bahia segue seu caminho na manutenção do Rugby Baiano.

2016-2019

A FRB define como estratégia a busca por novas regiões de rugby, apostando em cidades próximas de núcleos já existentes. Cria nesse período as Escolas de Arbitragem (Bahiaref), Treinadores (Treinabahia) e de Formação de Professores de Educação Física e Infantil (Desenvolvimento). Consegue o título de utilidade Pública Estadual e prioriza a filiação plena à CBRu (Confederação Brasileira de Rugby) buscando sua afirmação no cenário nacional.

Em 2019 entende que deve focar nas cidades onde o Rugby é um potencial atrativo local e volta a focar nas regiões de rugby. 

Com todas as suas contas, balanços e decisões sendo publicamente divulgadas de forma gratuita, torna-se referência para entidades sem fins lucrativas e com o objeto de melhorar a sociedade através do esporte.

2020-2023

Estamos construindo essa história juntos. Torça por nós e se puder nos ajude!

bottom of page